Conscientização do Autismo
- Gercimara Nascimento
- 29 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
O mês de abril traz uma data muito importante para a comunidade autista: o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorada no dia 02.
E o que isso significa?
A ONU, em 2007, estabeleceu essa data com o intuito de criar uma rede de conscientização. Estima-se que 70 milhões de pessoas são autistas e que devido as suas nuances, as inúmeras informações ainda não são suficientes para um total apoio a essa comunidade. Nessa data, muitos lugares acendem com a luz azul, que tronou-se uma espécie de cor - símbolo para a causa.
Acontecem também várias caminhadas - aqui no Rio de Janeiro, por exemplo costumam ser no Leblon - para chamar a atenção da sociedade. Participei de algumas e muitas pessoas param pra conversar conosco a respeito da síndrome, apoiando o movimento.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) - um transtorno de cunho neurobiológico, ainda sem marcador definido - ocupa uma posição de dúvidas devido a sua complexidade, tanto na identificação quanto na intervenção, seja escolar ou em consultório/espaços terapêuticos. Com variados níveis, é possível ficar atento aos sinais precoces, como atrasos significativos de linguagem e nos comportamentos. A dificuldade social é grande e pode estar divididas em vários setores.
O momento de conscientização vem como uma união. Se apresenta como um movimento de força pra mostrar que eles estão aqui e em todas as partes do mundo. Porém, é preciso que antes e depois desse dia, as ações de conscientização continuem nas escolas, nas universidades, na vizinhança... O autista, antes de mais nada, é um ser humano, com desejos e vontades! É necessário compreender que estamos caminhando nos processos inclusivos, mas ainda sim é necessário ter muito trabalho e muito movimento.
Durante o mês de abril (e todos os outros, claro, já que Autismo é minha grande paixão) vamos compreender esse transtorno e desmistificar algumas questões, com textos e vídeos.
O preconceito se combate com informação!

Comments